Lamber as patas compulsivamente é um dos problemas mais comuns que encontramos nos consultórios veterinários. Esse hábito adquirido pelos dogs, pode abranger muitos fatores que, nem sempre são simples de identificarmos. Por isso, resolvemos te explicar melhor sobre Dermatite Psicogênica, a famosa dermatite por lambedura.

Essa doença é caracterizada por causar machucados na pele do cachorro que, são provocadas pela lambedura constante das patas, causando feridas que parecem impossíveis de serem tratadas.

Existem diversos fatores que podem dar origem a esse problema, os mais comuns entre eles são tédio, ansiedade, stress e depressão. Isso acontece porque, nessas situações, o sistema nervoso do animal desenvolve um meio de “descarregar” esses sentimentos ruins, resultando em um comportamento crônico que acaba se exteriorizando através da lambedura excessiva da pele.

Esse tipo de dermatite, que é mais comum em animais de apartamento e cidade grande, pode não ser somente de fundo emocional. Esse transtorno pode estar relacionado também a outras doenças como Atopia, Dermatofitose, Hipersensibilidade Alimentar, Dermatite Alérgica causada por picada de pulga, dentre outras. Por isso, é muito importante que você leve seu pet ao veterinário para verificar a causa e assim, indicar o tratamento ideal para ele. Caso o veterinário tenha excluído todas as possibilidades de causas patogênicas, o ideal é distrair o dog, para que ele não fique estressado. Então dê muito carinho e atividades para ele brincar e se distrair.

Listamos aqui algumas dicas para você identificar se o seu pet pode estar com Dermatite Psicogênica:

Como identificar essas lesões?

  • O seu cachorro lambe sempre o mesmo local nas patas, de forma compulsiva;
  • Falha no pelo na região;
  • É uma ferida que está sempre inflamada, não cicatriza.

O que eu posso fazer?

  • Passear mais vezes com ele (preferencialmente antes de você sair de casa);
  • Proporcionar mais companhia, tanto de humanos como de outros animais;
  • Creches para pets (uma ótima alternativa para quem só tem um animal e não pode passar muito tempo com ele);
  • Brinquedos e ossinhos para roer.

O seu cachorro já tem ou teve?  Conta para a gente. =)