Nossas veterinárias esclarecem esse comportamento pra vocês.
Não é incomum vermos os cachorros arrastando o bumbum no chão e às vezes achamos até engraçado, mas dificilmente entendemos o motivo, que aliás podem ser vários, como vamos contar a seguir.
Mas, por que cachorros arrastam o bumbum no chão?
Na maioria das vezes, está ligado à glândula anal.
A principal função dessa glândula existente no ânus é armazenar e liberar fluidos que se acumulam nessa região e que não fazem bem ao corpo.
O correto é que essas glândulas sejam esvaziadas naturalmente quando cheias. Porém, muitas vezes pode haver alguma obstrução, e quando isso acontece, o cachorro sente a necessidade de ele mesmo drenar, pois começa a incomodar e até doer.
E é nesse momento que ele começa a arrastar o bumbum no chão.
Essa glândula, quando não é drenada (seja pelo cachorro, seja pelo veterinário ou você), pode resultar em saculite anal, que é quando a glândula anal fica inflamada.
Esta condição deve ser tratada ou pode levar a outros problemas, como a ruptura da glândula.
Se, mesmo após drenada, o cachorro seguir arrastando o bumbum no chão, é importante levá-lo ao veterinário e realizar alguns exames para que se verifique mais profundamente o problema, que pode ter diversas causas.
Essas outras causas podem ser: dermatites (bacteriana, parasitária ou fúngica), além de alergias cutâneas, vermes, pulgas, picadas de abelhas, picadas de insetos, objetos presos na bunda do cachorro, entre muitas outras coisas.
A boa notícia é que, se for esporádico, é normal.
E mesmo que seja recorrente, na maioria dos casos, se trata de um problema simples, não sendo um risco de vida para o animal.
___
Por ElevenChimps