A 5a é surpreendente!

Você provavelmente já deve ter percebido que, alguns cachorros possuem lágrima ácida, aquela coloração amarronzada na região dos olhos, né?

Essas manchinhas marrons se chamam cromodacriorréia ou epífora, e ocorrem quando o ducto lacrimal do cachorro não é capaz de absorver a quantidade de lágrima produzida, e ela acaba escorrendo e deixando o contorno do globo ocular do animal mais úmido, com essa secreção de coloração escura.

Separamos 5 curiosidades sobre a lágrima ácida. Confiram abaixo:

A lágrima ácida é…ácida?

Apesar do nome, o PH da Lágrima Ácida é neutro.

O escurecimento do pelo, na verdade, é causado pelo excesso de lactoferrina, um componente presente na lágrima.

Essa proteína também é encontrada na saliva dos animais, o que explica aquela patinha igualmente marrom..

A alimentação influencia na produção de lágrima ácida? 

Se o seu dog não faz parte das raças propensas a terem lágrima ácida, o problema pode estar na quantidade de ferro presente na corrente sanguínea.

O excesso de ferro (ferrina) no sangue, pode ser a causa dessa coloração escura na região dos olhos.

Nesse quadro, o indicado é que o cachorro tenha uma dieta com restrições de alimentos com alto teor de ferro, principalmente vísceras (aliás, você já conhece as dietas da ElevenChimps? Olha aqui)

Além da dieta, outras coisas podem alterar o PH da lágrima, e podem desencadear o surgimento da lágrima ácida, como petiscos, biscoitos, bifinhos, frango, cenoura, entre outras guloseimas.

Por isso, se você está tentando reduzir a lágrima ácida no seu cachorro, atenção redobrada na hora de ofertar um alimento adicional, ok?

Uma alimentação saudável pode curar a lágrima ácida?

Apesar de termos inúmeros casos de cachorros que interromperam a produção de lágrima ácida somente com a troca de alimentação, não seria correto afirmar que só a alimentação já pode ser considerada como um tratamento para a cromodacriorréia.

É preciso um acompanhamento veterinário para certificar qual é o motivo do aparecimento da lágrima ácida no animal e assim, providenciar o tratamento adequado para cada dog.

O clima pode influenciar no surgimento da lágrima ácida?

O surgimento dessas manchas é mais comum no calor, pois os problemas oculares atingem mais os cachorros neste período.

O ar seco também pode causar reações alérgicas e inflamatórias no olho do dog.

É importante lembrar que apesar de as raças braquicefálicas serem mais propensas, qualquer cachorro está sujeito a apresentar esses problemas oculares.

O tártaro tem ligação com a lágrima ácida?

Pode parecer estranho, mas até o tártaro pode facilitar o excesso de lacrimejamento.

Isso porque o canal lacrimal desce do olho, passa pelo nariz e, muitas vezes, chega até a boca. Por isso é muito importante realizar a escovação com frequência.

Por essa você não esperava, né?

___
Por ElevenChimps