Se a gente pudesse escolher, ficaríamos 24 horas colados com nossos cachorros, né?

Aliás, eles adorariam isso!

Mas, sabemos como é complicado conciliar trabalho, família, compromissos etc, e que deixar nosso cachorro sozinho em casa, às vezes, é a única saída.

É por isso que gostaríamos de trazer essas dicas práticas para vocês tornarem esse momento “menos triste” tanto para você quanto para ele.

Despedida

Ao sair de casa, evite dar tchau, encher de beijos, falar com voz fina…

Para o seu cachorro isso pode significar que algo pode estar te incomodando ou fazendo você sofrer, o que pode deixá-lo angustiado (e aí vem latidos, choros etc).

Então, quando for sair, vire as costas e vá. Sem despedidas, sem voltar para dar aquela espiadinha, sem sentir pena (difícil, né?). Quanto mais normal você agir ao sair de casa, mais rápido será a adaptação do seu cachorro à ficar sozinho.

Chegada

Quando você voltar pra casa, espere um pouco para fazer aquelas “festinhas”.

Se você já abre a porta fazendo carinho e passando a mão nele, isso fará com que ele fique te esperando todos os dias, assim que você sair.

Nossa sugestão é que você chegue, troque de roupa, faça tudo naturalmente, e só aí encha ele de carinhos e festa.

É difícil, a gente sabe, mas saiba que isso é o melhor pra ele.

Brinquedos

Quando sair, deixe brinquedos, bolinhas e petiscos (escondidos) para ele mastigar e se entreter.

Pode usar aqueles brinquedos inteligentes, tipo “puzzle”, com petisco dentro. São muito bacanas.

Cheirinho

Essa você já deve saber, mas não custa lembrar.

Ao sair, deixe uma camiseta sua com ele. Isso pode ajudar a ele não se sentir tão sozinho.

Cuidado

Certifique-se de que nada das coisas que você deixar pra ele soltem partes pequenas, pelúcias, enchimentos etc.

Lembre-se de que você não estará por perto caso ele engasgue e precise de ajuda.

Se possível, delimite um espaço seguro para que ele fique sozinho.

 

Ou caso você tenha espaço, o que acha de considerar ter outro cachorro?

Afinal, amor nunca é demais. =)

 

___
Por ElevenChimps