Diversas pesquisas comprovam os benefícios da alimentação natural para cachorros, ainda mais se for uma alimentação como a da ElevenChimps.

Se nós humanos já descobrimos todas as vantagens que comer de forma correta, natural e saudável trás para nós, porque com nossos cachorros seria diferente?

Listamos a seguir alguns dos benefícios da alimentação natural para cachorros.

Aumento da expectativa e qualidade de vida

Diversos estudos mostram os benefícios da alimentação natural para cachorros. Mas, para nós, o principal é que a alimentação natural aumenta a expectativa de vida dos cachorros.

Isso se deve a qualidade e quantidade dos nutrientes que compõem uma alimentação natural e saudável. Esses nutrientes não só fornecem ao animal a energia que ele precisa de acordo com sua fase de vida e suas necessidades específicas, como promove reforço no sistema imunológico.

Isso ajuda a prevenir problemas de saúde e, consequentemente, maximiza a expectativa e a qualidade de vida do animal é maximizada.

Palatabilidade

Se cada um de nós tem um gosto específico, por que eles não poderiam ter?

Com a alimentação natural as necessidades particulares são levadas em consideração, mantendo sempre uma nutrição balanceada.

É só você imaginar uma alimentação com múltiplos sabores, cheiros e textura, como a nossa comida, e adicionar toda essa palatabilidade à ingredientes que suprem todas as necessidades nutricionais.

Receita de saúde, e de uma vida ainda melhor.

Segurança

Segundo a Revista Brasileira de Zootecnia, o interesse atual sobre alternativas alimentares para cachorros e gatos teve início devido a um grande recall ocorrido nos Estados Unidos entre março e abril de 2007.

Nesta data a empresa canadense Menu Foods, a maior fabricante de rações da América do Norte, anunciou que retiraria do mercado cerca de 60 milhões de enlatados para animais. O motivo foi a morte de 16 animais (oficialmente confirmadas) com falência renal e hepática.

Neste período, a FDA (Food and Drug Administration), agência responsável pela regulamentação de alimentos e medicamentos nos EUA, recebeu mais de 14.000 reclamações sobre animais domésticos com sintomas de perda de apetite, vômitos e apatia (os principais sintomas da intoxicação).

O incidente assumiu grandes proporções a partir da identificação do agente causador, o glúten de trigo importado da China e contaminado com melamina (C3H6N6), um composto orgânico comumente produzido a partir da uréia, utilizado na indústria plástica (resina melamina-formaldeído) e subproduto de vários pesticidas.

Diante de problemas de segurança alimentar e da preocupação com alimentos de qualidade que atendessem as necessidades nutricionais dos animais de companhia, surgiu um maior interesse nos benefícios da alimentação natural para cachorros.

Umidade

A alimentação Natural tem de 70-80% de umidade. Isso significa uma maior ingestão involuntária de água que auxilia no funcionamento dos rins, trato urinário entre outras funcionalidades.

Digestão

Com ingredientes de alto valor nutricional, há um aumento da digestibilidade, o que significa um excelente aproveitamento dos nutrientes. É por isso que após dar início a alimentação natural, a maioria dos proprietários questiona a redução na fezes. Isso se deve a esse aproveitamento.

Os alimentos comerciais (ração industrializada), poderão apresentar os mesmos valores dos nutrientes expressos nos rótulos e possuir variáveis coeficientes de digestibilidade, mas aqueles que apresentarem maior digestibilidade, terão maior qualidade (Huber et al. 1986) e, consequentemente, fornecerão maiores benefícios aos animais de estimação.

Ou seja à medida que aumentamos a capacidade de digestão da dieta, o volume fecal diminui de forma considerável. Um alimento altamente digerível produz fezes sólidas e bem formadas (Case et al. 1998).

Melhora da pelagem e redução de algumas afecções na pele

Nas alimentações naturais balanceadas adequadamente, há a suplementação do Omega3, que tem a função de ajudar a melhorar a aparência da pelagem e da pele, além de haver uma diminuição de alguns fungos na pele, como a Malassezia pachydermatis. Componentes do Omega3, como o EPA e o DHA são anti-inflamatórios, auxiliando na redução de inflamações, dores, e coceiras, além de terem importantes papéis no sistema neurológico também.

Peso saudável

A alimentação influencia muito na perda ou manutenção do peso, pois se formulada e balanceada corretamente, entrega a quantidade ideal de carboidrato de acordo com o perfil e fase de vida do animal.

Ainda, a quantidade de amido é baixa, o que é um fator bem importante, pois esse componente é responsável por promover ganho de peso.

Já um teor de proteína adequado e de alto valor biológico promove o desenvolvimento dos músculos e a quebra de tecido adiposo, garantindo dessa forma, o controle do peso ideal do cachorro.

Aliás, essa maior concentração protéica na alimentação resulta em mais vitalidade e energia ao animal, ajudando a prevenir doenças causadas por uma alimentação inadequada, tais como obesidade, pancreatite, diabetes, torção gástrica e desgaste precoce de órgãos e sistemas.

Com todos esses benefícios da alimentação natural para cachorros comprovados, o que você acha do seu cachorro experimentar?

Vale lembrar que as dietas humanas são bem diferente da deles, então não podemos oferecer a nossa comida (por mais saudável e natural que a gente coma).

A alimentação natural para cachorros deve ser acompanhada por um médico veterinário nutrólogo, que após analisar as diversas variáveis do cachorro (como tipo físico, doença, raça, idade e fase de vida) vai definir a dieta ideal  que supra todas as necessidades nutricionais do nosso amigo.

Se tiver qualquer dúvida, pode falar com a gente no telefone 4020-0211 ou pelo e-mail help@elevenchimps.com.br

___
Por ElevenChimps